PM aposentado é preso e condenado por matar o cunhado em Cuiabá

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, nesta sexta-feira (06/09), o policial militar aposentado Waliton Francisco de Souza, 46, pelo assassinato do cunhado, Valdevino Antônio da Silva, há 14 anos em Cuiabá. Ele foi condenado a 12 anos pelo crime e estava foragido.

Localizado no bairro Jardim Vitória, na capital mato-grossense, o autor do crime foi sentenciado a 12 anos de prisão, pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá, que considerou o crime como homicídio qualificado.

O preso foi levado até a DHPP e vai passar por uma audiência de custódia no Fórum de Cuiabá.

O crime

Em outubro de 2010, Walinton, à época cabo da Polícia Militar, foi apontado como o autor dos tiros que vitimaram o corretor de imóveis Valdevino Antônio da Silva, 34, cunhado do criminoso. O crime aconteceu no bairro Dom Aquino.

De acordo com investigações da DHPP, os envolvidos estavam em um bar, quando os dois e uma mulher entraram em um desacordo acerca do valor das bebidas consumidas. O suspeito e a vítima já haviam brigado em outros momentos.

Após a discussão, Waliton foi até sua casa, apanhou uma arma e atirou 6 vezes contra o cunhado. O criminoso fugiu do local.

O autor do crime foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá, em 2018, a 13 anos de prisão por homicídio. Walinton entrou com uma série de recursos judiciais, mas a sentença foi confirmada pelo Judiciário e definida em 12 anos de reclusão.