Polícia Civil prende homem por rinha de galos em residência
Um homem foi preso pela Polícia Civil, nessa terça-feira (14/03), por criar galos para rinha em uma casa do Bairro Atlântico, em Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá. No local, os animais foram encontrados presos dentro de gaiolas pequenas.
De acordo com a Polícia Civil, a delegacia recebeu uma denúncia de que as aves estariam presas em uma casa do bairro, sem alimentação e sendo maltratadas. As equipes foram até o local e encontraram os animais presos.
Na casa, que estava abandonada, os galos presos tinham pouca ou quase nenhuma alimentação, conforme a polícia e alguns estavam mortos.
No local, foi localizado ainda um ‘ringue’ improvisado, onde os animais, possivelmente, conforme as investigações, eram colocados para lutar uns contra os outros até a morte.
O responsável pela residência foi conduzido à delegacia por crime ambiental. Ele confessou a criação de galos de briga, mas negou que os animais estivessem privados de alimentação.
A prática conhecida como rinha é tipificada na Lei Ambiental, tem pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, e foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011.
Os animais foram apreendidos e entregues a pessoa que tem criação de aves em região próxima à cidade.