Polícia Civil recupera dois veículos de origem ilícita em operação de combate a roubos e furtos

A Polícia Civil do Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos Automotores de Cuiabá (DERFVA), recuperou dois veículos em ações realizadas nesta terça e quarta-feira (21 e 22/05), no âmbito da operação “Compra Segura”, de combate aos crimes de roubo, furto e adulteração de veículos na região.

No dia 21 de maio, os policiais da DERFVA apreenderam um Toyota Bandeirante, após o proprietário comparecer à delegacia, alertado sobre a suspeita de que seu veículo correspondia a um automóvel registrado como roubado/furtado. Com base nas informações, foi realizada uma inspeção inicial conduzida por um perito da Politec, ocasião em que foram identificadas suspeitas de adulteração.

Diante dos fatos,o veículo foi apreendido para uma perícia mais detalhada. O proprietário informou ter adquirido o carro em maio de 2023 de um terceiro, que havia comprado de uma mulher durante um processo de separação conjugal. O veículo foi entregue aos plantonistas da delegacia para os procedimentos legais, e o proprietário prestou mais esclarecimentos sobre a origem e a compra do veículo.

Em outra ação realizada nesta quinta-feira (22/05), os investigadores realizaram diligências em Várzea Grande, com objetivo de localizar um veículo Toyota C¿orolla clonado. O veículo foi detectado por câmeras de segurança, trafegando entre a Avenida Júlio Campos com a Avenida Couto Magalhães, sendo o veículo localizado pelos investigadores próximo a uma farmácia na região.

Questionada, a condutora informou ter comprado o carro, apresentando o contrato de compra e venda. Ela foi encaminhada à delegacia para prestar mais esclarecimentos. Após uma perícia detalhada, foi confirmado que o veículo era clonado, pois a placa não correspondia aos demais sinais identificadores, como o chassi.

O delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, ressaltou que as recuperações fazem parte do planejamento estratégico 2024 organizado pela especializada, com o objetivo de coibir crimes de receptação, adulteração, entre outros ilícitos penais, e também buscando localizar veículos clonados em circulação nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

“Estamos empenhados em identificar e retirar de circulação veículos adulterados, garantindo maior segurança à população. A operação ‘Compra Segura’ é uma das várias iniciativas que estão sendo implementadas este ano para combater crimes dessa natureza”, disse o delegado.

Após passarem por perícia técnica, os veículos serão devolvidos aos reais proprietários. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança pública e continuará intensificando operações para combater o roubo, furto e adulteração de veículos no estado de Mato Grosso. Informações sobre veículos suspeitos podem ser reportadas anonimamente pelo número 197, contribuindo para a eficácia das investigações e a segurança da comunidade.