Polícia Federal vasculha casa de médico por esquema de carros finan
A Polícia Federal (PF) de Barra do Garças cumpriu um mandado de busca e apreensão neste sábado (05/02), em Goiânia, na casa de um médico vinculado ao Programa Mais Médicos suspeito de orquestrar um esquema criminoso de financiamento de veículos, conhecido como “Finan”.
A operação foi deflagrada pela PF de Mato Grosso porque a investigação teve início em Barra do Garças após a prisão de uma mulher que apresentou a documentação falsa do veículo que dirigia para a polícia. No entanto, já havia uma ordem judicial de busca e apreensão para o respectivo carro.
O “Finan” consiste no financiamento de veículos em muitas prestações utilizando o nome de terceiros, os chamados laranjas. Essas pessoas oferecem seus respectivos nomes em troca de uma determinada quantia em dinheiro. Porém, esses indivíduos não têm a intenção de efetuar o pagamento das prestações do veículo comprado. Em seguida, o carro financiado é revendido para outras pessoas por um preço muito abaixo do praticado no mercado.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, diversas chaves e documentos de veículos foram apreendidos na residência do médico. Também foi apreendida uma motocicleta Honda modelo CB 1000 FINAN, que havia sido revendida na sexta-feira (4).
Se condenados, os investigados poderão ser a pena de prisão de até 19 anos, consideradas as penas máximas dos crimes de falsificação de documento público, estelionato e receptação qualificada.
Para não atrapalhar o andamento da investigação policial, mais detalhes não puderam ser fornecidos pela autoridade policial. O Inquérito Policial segue em sigilo e deve ser concluído no prazo de 15 dias.