Policiais penais aprovados em concurso são convocados para tomar posse

Vinte e três agentes penais aprovados em um concurso público realizado em 2017 foram convocados para tomar posse do cargo, nesta terça-feira (08/02), em Mato Grosso. Ao todo, 23 pessoas foram nomeadas em seis penitenciárias do estado.

Os agentes foram convocados para os municípios de Água Boa, Juína, Peixoto de Azevedo e Sinop.

O edital do concurso público para preenchimento de cadastro de reserva foi publicado em 25 de novembro de 2016, mas a realização da prova foi no começo de 2017.

Das 23 vagas, 17 serão preenchidas no sistema penitenciário masculino em Água Boa, a 736 km de Cuiabá, e uma vaga no sistema penitenciário feminino no mesmo município.

Uma vaga será preenchida no sistema penitenciário masculino e outra no sistema feminino, em Juína, a 737 km de Cuiabá.

Além disso, duas pessoas foram convocadas para o sistema penitenciário masculino em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá e uma para uma penitenciária feminina em Sinop.

Reajuste salarial

No dia 16 de dezembro do ano passado os policias penais do estado entraram em greve para cobrar melhores salários. A categoria cobrava valorização salarial e equiparação da remuneração com a de outras categorias da segurança pública.

Um dia depois, os policias elaboraram uma cartilha sobre a paralisação e o ingresso de novos presos no sistema passou a ser recusado nesse período.

Já no fim de dezembro, os servidores realizaram um protesto na capital, cobrando uma resposta do governo sobre a equiparação salarial.

Após 19 dias de paralisação, o Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen) decidiu pausar o movimento e tentar uma negociação com o governo do estado.

Com G1 de Mato Grosso