Prefeito anuncia entrega de abrigo para animais, porém ainda não está pronto para uso

Após mais de 4 anos de espera a comunidade defensora dos animais comemora a construção de um abrigo para proteção de cerca de 500 animais. Como Sempre o atual Prefeito usou esta obra para obter dividendos políticos, impedido de inaugurar obras em virtude da Lei Eleitoral o Prefeito usou da fala em uma reunião com os moradores do bairro Jardim Iguaçu na noite desta segunda-feira (12/10), para enaltecer a obra, dizendo que uma das suas metas administrativa inclui a defesa de animais que vivem pelas ruas.

Lembrando que os defensores dos animais de ruas, vem lutando por esta construção desde a administração passada onde tiveram a garantia da área e também a garantia da construção de um lar para os pets de rua, e com muita pressão conseguiram que a obra tivesse início e agora ficam agradecidos ao ver a sua finalização.

Segundo o Prefeito, os animais estão sendo retirados das ruas e tratados por veterinários. A prefeitura fez um convênio com uma clínica veterinária para esterilizar de 160 a 200 cães e gatos por mês, ainda segundo o Prefeito a “Casa de Abrigo de Animais” está localizada na Região do Globo Recreio, em Rondonópolis. O espaço, que ocupa uma área de 5 mil metros quadrados e com a capacidade de abrigar até 500 animais (cachorros e gatos), é considerado o maior e mais moderno abrigo do Estado de Mato Grosso.

As obras foram concretizadas em parceria com a Prefeitura Municipal, que deverá administrar o local. A ação ainda é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Os recursos provenientes do Compes – ações de fiscalização e autuações do Juvam – Juizado Volante Ambiental, somam R$ 1.950.642,35.

Estrutura do Abrigo de Animais

No prédio principal da Casa de Abrigo, no projeto dispõe uma ampla estrutura com sala para recepção, corredores e áreas de circulação. Além disso, o espaço oferece pelo menos três salas para consultas, uma para ambulatório e mais uma sala para procedimentos de castração e pequenas cirurgias.

O abrigo também conta com cinco salas para repouso dos animais, dois espaços para depósitos de materiais, bem como banheiros feminino e masculino, além de outras dependências.

Já na segunda estrutura, localizada ao redor do prédio principal, e nos fundos e laterais da propriedade, estão dispostas cerca de 80 baias (canil/gatil). Os lugares terão capacidade para acolhimento e guarda de até 500 animais, entre cães e gatos.

Ainda na mesma estrutura, o local terá à disposição uma piscina especial apropriada para exercícios de fisioterapia, para uso de animais em recuperação de algum tipo de lesão que comprometa a saúde e mobilidade, e/ou que, porventura apresentem alguma comorbidade.

Unidade não está pronta

A unidade está prestes a ser entregue à população, uma vez que aguarda a licitação para a aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários para o pleno funcionamento do local.