Prefeito assina Termo e garante atendimentos do Incra em Rondonópolis
Dezenas de pequenos produtores e famílias que vivem em assentamentos rurais da região de Rondonópolis acompanharam na manhã desta segunda-feira (05/06) a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A parceria vai viabilizar que alguns atendimentos e serviços do Instituto, que é ligado ao governo federal, voltem a ser prestados no município.
O superintendente do Incra em Mato Grosso, Edtânio Santos de Oliveira esteve na cidade e assinou junto ao prefeito José Carlos do Pátio o documento que renova a parceria entre os órgãos e vai possibilitar que o município ceda, por exemplo, o local e alguns servidores para atender as pessoas que buscarem por atendimento do Incra.
A partir de agora, o prefeito comentou que vai intensificar o trabalho de regularização fundiária rural e, inclusive, vai manter os atendimentos ligados à Secretaria de Habitação e Urbanismo que já tem experiência nesse tipo de trabalho na área urbana com cerca de 23 mil títulos definitivos entregues para os proprietários.
Ontem(05/06) houve uma reunião de trabalho entre as lideranças e os servidores que vão integrar a equipe em Rondonópolis para alinhar as questões administrativas e definir os processos sobre como os atendimentos serão feitos na cidade.
Edtânio de Oliveira falou que este ato reestabelece a ordem na questão dos assentamentos na região Sul de Mato Grosso. “Viemos reafirmar e fortalecer a parceria que temos com o município, até pela quantidade de assentamentos que temos aqui. A Prefeitura de Rondonópolis é de suma importância para o desenvolvimento das nossas ações aqui na região”, declarou.
O Incra em Mato Grosso estava com portas fechadas desde julho do ano passado, conforme informou o superintendente e a expectativa é que até o meio do ano os atendimentos sejam reestabelecidos em Cuiabá e agora com o Termo de Cooperação, também em Rondonópolis.
Cerca de 800 famílias estão assentadas na zona rural de Rondonópolis. A Câmara de Vereadores entendeu a importância desse serviço para a região e, por meio do presidente Júnior Mendonça, está dando o apoio necessário para a retomada dos atendimentos no município.