Prefeitura de Rondonópolis diz que insulina é de responsabilidade do Estado

Um dos tipos de insulina de alto custo usados no tratamento contra diabetes está em falta em Rondonópolis há alguns meses. Sobre isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou na sexta-feira (14) que o medicamento em falta é somente o fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que os dois tipos de insulina – NPH e Regular, que são fornecidas pelo município não estão em falta. A insulina que está faltando é Glusina, que é fornecida pela Secretaria de Estado de Saúde”, esclareceu a Prefeitura, por meio de nota.

Conforme foi apurado pelo jornal A Tribuna e informou na edição de quinta-feira (13/04), Daniele Melo, representante da (Associação de Apoio às Pessoas com Diabetes em Rondonópolis), denunciou na Câmara Municipal, onde foi buscar apoio, que os pacientes do Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (Cedero) estão há alguns meses sem receber a insulina de alto custo.

Conforme o jornal também já noticiou, a questão do atendimento médico está resolvida. Neste sábado (15), a Prefeitura confirmou a informação de que a médica endócrino pediatra fez 50 consultas de pacientes atendidos no Cedero, via Consórcio Regional de Saúde.

Ainda conforme a prefeitura, com a efetivação da nova contratualização do consórcio regional, a médica especialista atenderá, a partir de maio, uma vez por semana, com 15 consultas.

Com o site A TribunaMT