Prefeitura inaugura Creche e homenageia a mãe do Padre Lothar

Foi inaugurada oficialmente na manhã desta quarta-feira (14) mais uma unidade de educação infantil, em Rondonópolis, a CMEI – Hildegard Erika Bauchrowitz, localizada na Rua 06 S/N no residencial Padre Rodolfo. A unidade homenageia a mãe do padre Lothar Bauchrowitz, religioso que é também uma das principais lideranças da Vila Operária e do município de Rondonópolis.

A inauguração foi prestigiada por vereadores, secretários municipais e muitos moradores da região. O filho de dona Hildegard, apesar das limitações de saúde e idade, também fez questão de participar da solenidade e agradeceu a homenagem à sua mãe – que faleceu aos 91 anos de idade, no dia 07 de novembro de 2001.

A Creche Hildegard Érika Bauchrowitz é ampla, moderna e possui 10 salas de aulas, com capacidade para atender até 450 crianças, com idades entre seis meses a cinco anos e 11 meses, nos períodos matutino e vespertino.

Atualmente, segundo o diretor Paulo Roberto de Oliveira, a unidade acolhe 150 crianças, da vizinhança, como os bairros Jardim Reis, Sumaré, Jardim das Flores, Cidade Natal e Padre Rodolfo.

“O nosso trabalho aqui tem um diferencial, pois atuamos focados na educação infantil. O nosso processo pedagógico de ensino aprendizado, incentiva a criança a vivenciar o lúdico combinado com instrução, então elas aprendem brincando”, explicou o Paulo Roberto.

O prefeito José Carlos do Pátio, agradeceu a presença do padre Lothar e dos demais presentes. Ele ressaltou a importância da homenagem à mãe do amigo e mestre inspirador.

Pátio lembrou que ainda na década de 1970 o padre já falava que a maneira mais efetiva de se mudar um país era através da educação infantil, investindo na primeira infância. “Cerca de 40 anos depois o poder público entendeu e voltou a sua atenção para a educação infantil como vem fazendo agora”.

O prefeito também destacou os investimentos na construção de creches na cidade, já chegando a casa das 30 unidades construídas e em construção.

Pátio aproveitou a oportunidade, para comunicar o início da construção de mais uma creche na cidade, mais precisamente no residencial Verde teto. Durante a solenidade ele assinou outras duas ordens de serviço para construção das novas unidades na região do Parque Universitário e Pedra 90.

Outro anúncio foi a entrega, na próxima semana, de duas das três creches que estão sendo construídas na região do residencial Alfredo de Castro I e II.

“Eu estou muito alegre, muito animado! Estamos construindo creches para os filhos dos nossos trabalhadores e não vou parar. O nosso projeto de universalização da educação infantil vai precisar ainda de muitas creche. Também vamos continuar investindo mais em áreas de lazer para a população. Eu vejo estes investimentos como uma forma de assegurar qualidade de vida e cidadania”, argumentou.

HOMENAGEADA

Dona Hildegard, que empresta seu nome à creche inaugurada hoje, tem uma bonita história de luta e determinação. Ela criou os três filhos  sozinha, pois perdeu o marido na primeira guerra e depois enfrentou muitas dificuldades na Alemanha nazista.

Trabalhando duro como doméstica, dona Hildegard não mediu esforços para educar os filhos e ainda conseguiu tornar-se professora e continuar a sua luta em favor dos menos favorecidos.

Da Alemanha, dona Hildegard, juntamente a um grupo de abnegados amigos beneméritos, enviava costumeiramente quantias em dinheiro para ajudar com as despesas que o filho padre Lothar tinha aqui na cidade.

Essa ajuda foi fundamental para manter mais de 40 creches no município nas décadas de 1980 e 1990.

O apoio também ajudou a viabilizar a compra de materiais de construção para erguer muitas casas populares, construídas em regime de mutirão e entregues para famílias mais necessitadas.

Da Redação (com Assessoria)