Preocupante, rio vermelho segue com nível de água abaixo do normal
Um dos símbolos de Rondonópolis, o Rio Vermelho, em plena temporada de chuvas, está com um nível de água preocupante, pois está bem abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado.
Nesta mesma época do ano passado, o nível do rio estava com 2,35 m e ontem(07/12) é de 1,20 m”, informou o coordenador da Defesa Civil, João Garcia de Souza, o João Mototáxi.
“É preocupante esta marca para este período chuvoso. Está muito baixo o nível do rio. Nesse momento, estamos em uma situação complicada, embora com as chuvas dos últimos dias na cabeceira, o nível subiu dez centímetros. Para se ter uma ideia, há cerca de 15 dias o volume estava em 1,10 m”, observou, acrescentando que o Serviço de Saneamento de Rondonópolis (Sanear) estava encontrando dificuldade para a captação de água. “A cidade só não sofreu desabastecimento por conta que hoje o sistema conta com muitos poços”.
João disse que a situação chegou a um ponto tão crítico que a medição está sendo feita pela equipe de topografia do município, já que a água não chega até a régua medidora instalada nas proximidades da ponte sobre a travessia urbana, na região da Mamed.
O prognóstico não é bom para o período de estiagem, caso a situação permaneça. “Estamos chegando à metade de dezembro muito preocupados com o nível do rio. É um volume muito baixo para essa época do ano, considerando que a estação chuvosa já começou. Por isso, se não tivermos melhora considerável do volume de chuvas, podemos ter uma situação bem crítica no período da seca”.
Com o site ATribunaMT