PT de Rondonópolis se movimenta para ter candidatura própria a prefeito

O Partido dos Trabalhadores (PT) deverá sair com candidatura própria para as eleições de 2024. O nome mais cogitado internamente para liderar o projeto que o partido do presidente Luís Inácio Lula da Silva pretende construir em Rondonópolis é o atual presidente da Câmara, o vereador Júnior Mendonça.

A disposição de ter candidatura própria para disputar o comando do Palácio da Cidadania foi levantada na noite desta sexta-feira (31), na reunião ampliada do Diretório Municipal, realizada no Sindicato dos Bancários. O encontro contou com a presença do presidente do Diretório Estadual, deputado Valdir Barranco.

“Esta decisão é muito particular do diretório municipal. No entanto, enquanto presidente do Estadual, cabe a mim lançar os desafios. Vamos ver como o partido vai responder”, disse ao A TRIBUNA o deputado. “Acho que o PT aqui pode se organizar para sonhar mais”.

Ele adiantou que, embora a decisão caiba ao diretório municipal, o vereador Júnior Mendonça é um bom nome para encabeçar um projeto de candidatura própria.

Sobre o fato do eleitorado de Rondonópolis na eleição presidencial ter votado em peso no ex-presidente Bolsonaro (PR), ele acredita que “as entregas” que o presidente Lula começa a fazer contribuirá para mudanças no cenário eleitoral. Lembrou do que aconteceu em 2003, quando o PT assumiu pela primeira vez a presidência e na eleição seguinte saiu com bons resultados nas urnas.

“Os programas sociais, econômicos e de infraestrutura chegaram e o PT teve bons resultados eleitorais, inclusive em Mato Grosso. Não será diferente agora, o presidente Lula vai pisar no acelerador e as politicas vão chegar, como já começou a chegar aqui, com a entrega de conjunto habitacional que ficou anos parado e anúncio da retomada de outras moradias”, disse o deputado. “E o presidente vai lançar mais”.

“É possível avançarmos para além deste eleitorado… já temos um percentual do eleitorado em Rondonópolis que gosta do presidente Lula, que vota nos programas sociais. Temos o prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que se aproxima deste eleitorado e não concorrerá a releição…”, avaliou o deputado Valdir Barranco.

PRONTO

Embora o seu projeto seja concorrer a um novo mandato na Câmara, o vereador Júnior Mendonça não descartou a possibilidade de disputar a sucessão do prefeito José Carlos do Pátio.

Destacou que quem entra na vida pública deve estar pronto para qualquer desafio. Porém, salientou que uma candidatura a prefeito é resultado de uma construção coletiva.

“Nasci pronto e não me furto fazer qualquer embate. Se a gente vir a ter um grupo consolidado, poderemos, sim, ombrear juntos com os parceiros, com os companheiros e as companheiras, para a construção de um projeto popular e progressista para Rondonópolis”, disse o parlamentar.

AMPLIAR

Presidente do Diretório Municipal, Wendell Girotto, disse que a sigla deve intensificar o diálogo interno para o PT se fortalecer à eleição de 2024, quando pretende ampliar o seu espaço na política local.

“Este desafio feito pelo Barranco faz parte da orientação nacional para que o partido tenha candidaturas próprias nas principais cidades do país. É desejo nosso ampliar a nossa bancada na Câmara e ter candidato próprio a prefeito”, disse ele.

Girotto acrescentou que levará esta discussão também para dentro da Federação Partidária, da qual o PT faz parte. “Dialogaremos com os companheiros do PCdoB, do PV, que estão na Federação, no sentido de fazer esta avaliação para apresentarmos um projeto para a nossa cidade”, concluiu.

Com o site: ATribunaMT