Queda do avião que matou 4 pessoas pode ter sido causada por falha no motor

Uma avaliação preliminar do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos apontam que uma falha do motor em voo do avião Cessna Aircraft, que caiu em Rondonópolis ( a 218 km da Capital) e pegou fogo, pode ter provocado o acidente. 

Na queda, morrem o piloto Nacionizio Jacó da Silva Filho, de 57 anos, o operador de serviços gerais em aviões, José Rodrigues, de 41, o empresário Faustino Garcia Barboza, de 49, e o comerciante Nelson Siton Júnior, de 48 anos. 

De acordo com a ocorrência,  o avião de pequeno porte decolou do aeródromo Agropastoril Bom Pastor, em Rondonópolis, às 16h para realizar um voo privado, com um piloto e três passageiros a bordo. Aproximadamente 30 minutos após a decolagem, o motor apresentou falhas em seu funcionamento. Foi efetuado um pouso forçado em área de mata fechada, próximo às margens da rodovia do Peixe.

As vítimas foram reconhecidas por familiares no IML. Duas delas foram identificadas pela arcada dentária. As outras duas tiveram as identidades confirmadas pela impressão digital.

Técnicos do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos continuam as investigações para conclusão do relatório, que está com o status em andamento.

O avião caiu na região da rodovia dos Peixes (MT-471), próximo ao rio Vermelho. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h40 via Ciosp para atender uma ocorrência de queda da aeronave. Quando a guarnição chegou ao local, a aeronave já estava em chamas. Os bombeiros iniciaram o combate do incêndio de forma direta, sendo que outra equipe realizava uma varredura nas áreas ao redor para verificar se havia mais vítimas.

Uma testemunha que estava próximo ao local revelou que um dos tripulantes não morreu na queda da aeronave, mas sim durante a explosão dela. “No momento em que ele estava se rastejando para sair dali dos destroços, uma árvore caiu sobre o corpo dele e ele não consegue escapar da explosão”, revelou.

Com Bárbara Sá do RDNews