Queimadas tomam conta do Mato Grosso
Cinco barracões foram destruídos pelo fogo durante um incêndio na estrada de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital, nesse sábado (01/08). Ninguém ficou ferido, este é apenas um desfecho dos incêndios que vem acontecendo em todo o Estado de Mato Grosso, com diversos focos de incêndios em várias cidades, inclusive no Pantanal Matogrossense,
De acordo com o Corpo de Bombeiros, além dos imóveis, o fogo destruiu cerca de 10 hectares de vegetação.
Foram utilizadas quatro viaturas para combater o incêndio. Segundo os bombeiros, 14 militares trabalharam na operação durante quatro horas para controlar as chamas.
Iguana é resgatada
Uma iguana foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros durante incêndio em um pasto em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, nesse sábado (01/08). O animal foi encontrado bem próximo ao fogo, mas não teve ferimentos.
De acordo com os bombeiros, a equipe foi acionada para combater queimadas na região. Chegando no local foi realizado o combate direto utilizando sopradores.
O Corpo de Bombeiros não possui unidade no município, no entanto, por causa do período proibitivo em que os fatores climáticos aumentam os focos de calor, são destinadas equipes extras para a região para que o tempo resposta seja diminuído e a resposta aos incêndios florestais seja mais eficiente.
Durante o combate, os militares encontraram a iguana, que estava quase sendo atingida pelo incêndio.
A guarnição fez a retirada do animal, o hidratou e o devolveu ao seu habitat natural em uma área que estava livre dos focos de queimada.
Anta é flagrada tentando fugir
Uma anta foi flagrada tentando fugir das queimadas que atingiu uma região do serrado e uma área com palhada de milho em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, nesse sábado (01/08).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi de grandes proporções e destruiu mais de 800 hectares.
Uma anta foi flagrada tentando fugir das queimadas que atingiu uma região do serrado e uma área com palhada de milho em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, nesse sábado (1°).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi de grandes proporções e destruiu mais de 800 hectares.
Para combater o fogo, os bombeiros usaram uma aeronave, dois tratores com tanque de água, três caminhões pipas, abafadores e quatro tratores com grade.
Durante a ocorrência, os militares flagraram a anta em meio a fumaça fugindo das queimadas para uma região segura.
Fogo atinge aldeia indígena em Rondonópolis
O domingo(02/08) em Rondonópolis amanheceu com uma grande nuvem de fumaça atingido praticamente toda a cidade; a situação começou a ficar mais crítica na noite de sábado, quando foi possível ver os primeiros focos sob a cidade.
A informação do fiscal do Meio Ambiente da prefeitura de Rondonópolis, Lindomar Alves é que foco começou Aldeia Tadarimana, na sexta-feira por volta das 12 horas , o fogo, de acordo com Lindomar, avança na mata sentido aldeia Jurigue. “A Falta de chuva, aumento de temperatura com baixa umidade do ar, faz a mata secar, deixando-a suscetível a ação do fogo, podendo ser espontâneo ou até mesmo criminoso”, disse Lindomar ao Primeira Hora.
Ele explicou que apesar de estar em isolamento domiciliar devido a ter contraído a Covid-19 está, mesmo isolado, acompanhando a situação.
Ele explicou que existe equipe dos bombeiros na área combatendo o fogo, desde o dia que começou. “Vai precisar de um efetivo muito grande, o maleficio vai ser muito grande, devido às pessoas que estão com Covid”, disse.
Agosto tradicionalmente o problema se agrava na região Sudeste de Mato Grosso.
Com consórcios de noticias