Ranking digital, Sport cresce e deixa o Botafogo para trás

Com as discussões de torcedores sobre futebol basicamente restritas à internet por conta da pandemia do novo coronavírus, os clubes brasileiros cresceram nas redes sociais. Em especial, o Sport. O time pernambucano passou o Botafogo no ranking digital e agora ocupa a 13ª posição entre as equipes brasileiras. Agora, o Leão soma Sport 3.415.008 milhões seguidores contra 3.413.709 da Estrela Solitária.

Clube do Nordeste com maior performance, o Leão aproveitou o impulso dado pelos 69.400 seguidores na nova plataforma TikTok para passar o Botafogo. Pelo mesmo motivo o Vila Nova passou o Red Bull Bragantino para virar o 39º, e o Guarani passou Botafogo-PB e Londrina para ocupar o 48º lugar.

Agora presenta na lista elaborada pelo Ibope, a rede social tem 1,9 milhão de pessoas que segue seus times no aplicativo de vídeos curtos. Entre os 50 clubes brasileiros com as maiores bases digitais, 32 deles (64%) já inauguraram suas contas.

Líder geral, o Flamengo está na ponta também nos fãs do TikTok, com a marca de 1 milhão de inscritos, o que corresponde a 52% do total de seguidores de clubes na rede social. O total do Rubro-negro carioca é de 31.477.257, o que o deixa com folga no topo.

No Nordeste

O top 5 do Nordeste não se alterou em relação ao mês passado. O Sport segue na frente, mas abriu uma vantagem um pouco maior para o Bahia, segundo colocado, pelo motivo já citado anteriormente – a grande adesão de torcedores no TikTok.

Um pouco mais abaixo na disputa, o Ceará encostou no Vitória também pelo fato de ter uma quantidade maior de torcedores na rede social de vídeos curtos. O Vovô tem 23 mil seguidores na plataforma, contra 3.730 do Rubro-negro baiano.

No Sul

O Grêmio segue líder absoluto na região, com 8.288.989 seguidores em todas as plataformas, mas o Internacional encostou um pouco na Chapecoense, vice-líder. O time de Santa Catarina, inclusive, teve uma queda no número geral em relação à última pesquisa – perdeu 5.567.

No Norte e nas Série C e D

Entre as equipes da Série C, o Santa Cruz segue liderando, com 1.109.320, na 22ª posição geral. Pela Série D, o ABC é o primeiro a aparecer, em 31º, com 468.513. E um pouco acima, o carismático Íbis, “pior time do mundo”, que não tem divisão, aparece em 30º, com 474.729.

Com concorrentes nas Séries A e C do Brasileiro, as regiões Norte e Centro-Oeste alçaram o menor número de clubes no ranking digital. Juntos, têm cinco equipes, uma vez que o Ibope acompanha os 20 times da elite nacional e os 30 demais com as maiores bases digitais do país no ano. Entre elas, apenas o Goiás ultrapassa a marca de um milhão de inscritos.

Com o Globo Esportes