Rondonópolis: Rede Municipal de Ensino, segue sem previsão de volta
A Secretaria Municipal de Educação acelerou os preparativos visando sanar os problemas que impediram a retomada das aulas presenciais na rede de ensino de Rondonópolis, mas ainda não há previsão de quando a situação permitirá o retorno dos alunos às salas de aula.
Além de professores, auxiliares e vigilantes, em quase todas as unidades também faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes que trabalham nas creches e, principalmente, alimentos para a merenda escolar.
No caso dos alimentos, as escolas precisam que a Secretaria conclua um processo licitatório para a inclusão de novos fornecedores. Os que estão aptos são de pequeno porte e não dispõe de produtos na quantidade e variedade necessárias para atender toda a rede – que tem mais de 22,5 mil alunos. A expectativa é de que este processo seja concluído no dia 23 deste mês.
Ontem diretores de escolas, creches e também do Sindicato dos Servidores Municipais promoveram uma entrevista coletiva para dizer que haviam alertado a Secretaria sobre os problemas com antecedência. Eles disseram ainda que esperam um retorno rápido das atividades presenciais, mas com segurança e condições de trabalho.
Antes, o Observatório Social – ONG que fiscaliza a aplicação dos recursos públicos – também havia feito um questionamento sobre a demora da Secretaria de Educação para viabilizar as condições de retorno.