Rondonópolis terá programação especial na Semana da Consciência Negra

Discussões sobre prevenção do racismo e a participação dos negros na história da sociedade acontecem a partir da noite de ontem quinta-feira (16/11) até o Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, com a escolha da Miss e Míster Beleza Negra 2023. Vale ressaltar, que em virtude da contribuição dos povos africanos, em Mato Grosso será feriado na segunda-feira (20/11).

A iniciativa de discutir a situação dos afrodescendentes na sociedade atual partiu do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura que realizam de 16 a 20 de novembro a I Semana Municipal de Consciência Negra Tereza de Benguela. 

Durante todo o dia de quinta e sexta-feira (16 e 17), acontece a Exposição Fotográfica Kindezi, na Associação de Moradores do Jardim Atlântico. O espaço recebe estudantes das 8h às 17 horas. Na segunda-feira (20), a exposição estará disponível para visitação durante todo dia, na Praça da Vila Operária. 

Ainda na noite de quinta-feira(16/11), às 19 horas, aconteceu a palestra “Racismo e seus efeitos na educação e nas comunidades tradicionais de terreiro”, com o Bàbálorixá Adriano Garcia, o professor e mestre Francisco Otávio Araújo dos Santos e a professora doutora Priscila Scudder. O evento é aberto a movimentos sociais, professores, estudantes, entre outros. A palestra será realizada no auditório do Paço Municipal. 

Na sexta-feira (17), a discussão são os temas afrodescendentes na educação, com a palestra “Lei nº 11.645/2008: a urgência do letramento racial e do antirracismo na educação”, com a professora mestre Francyslene Pereira Neves, professor doutor Antutérpio Dias Pereira e professor Marcelo Alves Terena Coguiepa, a partir das 19 horas no auditório da Prefeitura. 

No sábado (18/11), será realizada a passeata “Ato de Resistência Contra Intolerância Religiosa”, com integrantes das religiões de matrizes africanas, com saída na Praça dos Carreiros, às 16 horas e encerramento com Roda de Samba, às 18 horas, no Casario. O ato é aberto a todos que queiram participar. 

Na segunda-feira, dia em que se comemora a Consciência Negra, feriado em Mato Grosso, as atividades alusivas à data começam pela manhã, com Roda de Conversa e Exposição fotográfica, na Praça da Vila Operária. As comemorações no local se estendem até à noite, com a realização da escolha do Miss e Míster Beleza Negra, a partir das 19 horas.