Roupas novas de detentos foram jogadas no lixo de unidade prisional em Cuiabá
Várias peças de roupas novas foram encontradas no lixo da Penitenciária Pascoal Ramos, em Cuiabá, na sexta-feira (22/04), pelo grupo de mulheres Guerreiras da Fé. Segundo as integrantes desse grupo, as visitas com entrega de itens pessoais ocorre de seis em seis meses, mas, desta vez, parte das roupas levadas foi encontrada no lixo.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) nega que algum produto em condições de uso tenha sido descartado. “O material excedente está sendo catalogado, higienizado e guardado. Os familiares dos reeducandos serão informados para retirá-los”, disse.
O grupo Guerreiras da Fé, contudo, denunciou que várias roupas foram encontradas no lixo. “A gente pegou autorização para entrar com elas e simplesmente fizeram isso. Medicamentos, comida das compras deles que pagam caro lá dentro e eles fazem isso. É uma situação revoltante”, afirmou uma das mulheres, que pediu para não ter o nome divulgado.
Outra mensagem anônima também contou que outras peças estavam sendo descartadas. “Até os copos de beber água estão no lixo. É colher, remédio. Tudo no lixo”, disse.
Segundo a Sesp, os produtos despejados estavam em desuso. “Objetos, utensílios, roupas (de uso pessoal e de cama) estão danificadas, sem as mínimas condições de aproveitamento. Muitos, retirados por medida de segurança, como forma de evitar que sejam reutilizados para outros fins, como armas, por exemplo”, argumenta, em nota.
A Sesp ainda informou que a entrada desses itens nas unidades segue a legislação vigente, na qual estabelece um valor mínimo e quantidade permitida para cada reeducando.
Com G1 de Mato Grosso