Shiba Inu (SHIB) ultrapassou Dogecoin e entrou no top 10 das criptomoedas
A criptomoeda Shiba Inu (SHIB) bateu novos recordes de preço e, nesta quinta-feira (28/10), ultrapassou o valor de mercado da sua principal rival, a Dogecoin (DOGE). Com isso, ela entrou oficialmente para o top 10 das criptomoedas mais valiosas do mundo:
Agora, a SHIB atingiu uma nova máxima histórica, a US$ 0,00008845, e acumula quase 200% de valorização ao longo desta semana, além de alta de 867,9% só em outubro, de acordo com dados da Investing.com. A valorização da criptomoeda foi impressionante de tal forma que um investimento de meros US$ 2 (algo em torno de 11 reais) em janeiro, hoje deixaria o investidor milionário.
Mas, como diria o ditado, “nem tudo que reluz é ouro”. A criptomoeda, que surgiu às sombras da Dogecoin e é fruto de um meme de um cachorro de raça japonesa, não é bem o que parece. Na verdade, para André Franco, eleito pela CoinTelegraph como um dos 50 maiores criptoanalistas do país, a Shiba Inu já superou o status de piada e hoje pode ser considerada um golpe:
“Shiba Inu? Deus me livre. Esse aí é um scam descarado. É só ver as movimentações…” – André Franco
André estuda este mercado há pelo menos 10 anos e reconhece que há uma infinidade de criptomoedas disponíveis para investir (mais de 8 mil, atualmente). No entanto, isso não quer dizer que todas elas são realmente boas. Em alguns casos, elas podem ser verdadeiras armadilhas.
Portanto, se você tem algum dinheiro investido na Shiba Inu ou está cogitando investir, recomendo que ao menos leia as próximas linhas dessa reportagem. A seguir, quero explicar por que o especialista está convicto de que a Shiba Inu não é um bom investimento:
Quem é Shiba Inu (SHIB) e como ela se tornou uma das criptos mais valiosas do momento?
Criada em agosto de 2020, a Shiba Inu é baseada no mesmo cachorro que inspirou a Dogecoin, outra criptomoeda “meme” que se popularizou este ano. No entanto, foi idealizada justamente para assumir a posição de rival da cripto. Em seu site oficial, ela se autointitula como “Dogecoin Killer” (matadora de Dogecoin) e os criadores frisam que o principal objetivo é ultrapassar a sua valorização.
Devido à popularidade que adquiriu, a criptomoeda foi listada na Binance em 10 de maio e está sendo negociada em grandes exchanges mundiais (corretoras de ativos digitais) como Huobi, OKEx e Uniswap, além de algumas menos conhecidas, como BitKan, AOFEX, StealthEx e CoinFlex.
Com isso, está conseguindo atrair cada vez mais atenção e investidores. E, como se não bastasse, a criptomoeda também tem ganhado novas funcionalidades. Recentemente, a Shiba Inu ganhou uma importante legitimação ao anunciar uma parceria com um provedor de pagamentos em criptomoedas, chamado NOWPayments.
Assim, a SHIB passa a ser aceita como forma de pagamento em compras, usada para doações e até mesmo para pagamento de salários, atribuindo um sentido prático à cripto. Além disso, vale destacar que a Shiba Inu entrou para o universo dos NFTs (tokens não-fungíveis) e ganhou uma coleção de artes digitais.
Apesar disso, uma comunidade engajada e a listagem em importantes exchanges do criptomercado não são fatores suficientes para considerá-la um bom investimento, na opinião de André Franco. Para o criptoanalista, o que muitos investidores não estão vendo é que, por trás da alta vigorosa, há um projeto de “scam” que deve fazê-la derreter em poucos meses.
Essa criptomoeda está te enganando: ‘Shiba Inu não passa de scam’
Pode ser que você não esteja familiarizado com esse termo, mas no mercado de criptomoedas, a palavra “scam” é usada para se referir a esquemas fraudulentos e enganosos, que tem como principal objetivo obter vantagens financeiras.
Isso significa que, na visão do criptoanalista, a SHIB pode estar relacionada diretamente a um golpe envolvendo investidores. Para ele, assim como a Dogecoin, a Shiba Inu também começou como um “meme”, mas acabou indo longe demais. “A Shiba tem o claro propósito de enriquecer os criadores em detrimento dos investidores”, afirma.
E ele não é o único que acredita nesta teoria. A equipe por trás do projeto já foi acusada diversas vezes de promover fraudes com a criptomoeda. Um exemplo foi um usuário do Reddit (fórum online), que alertou há cinco meses que a Shiba não passava de um golpe e que seus investidores deveriam ter cuidado.
Noticia originalmente publicada no site: https://www.seudinheiro.com/2021/patrocinado/empiricus/shiba-inu-ultrapassou-dogecoin-top-10-criptomoedas-para-criptoanalista-parece-um-golpe-brdlc138/