Sindicato Rural promove curso visando fomentar o desenvolvimento local e apoiar os pequenos produtores na região de Jaciara

Iniciou nesta semana  e segue até a próxima sexta-feira (16/08), o curso de Produção Artesanal de Queijos, organizado pelo Sindicato Rural de Jaciara em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Com carga horária total de 40 horas, o curso busca capacitar os participantes para atuarem no mercado de trabalho, com foco em técnicas adequadas e seguras para a produção de queijos artesanais.
A expectativa dos participantes é grande em relação ao que irão aprender durante a semana, uma vez que o treinamento promete não apenas ensinar as técnicas de produção, mas também abordar aspectos importantes como segurança no trabalho, cuidados ambientais, gestão do negócio, armazenamento correto dos produtos, etiquetagem e comercialização.
“Um dos principais objetivos do curso é proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para melhorar a renda familiar, agregando valor aos produtos queijos artesanais, então, estamos felizes em poder proporcionar essa oportunidade, principalmente para as mulheres da nossa cidade”, pontuou a presidente do Sindicato Rural, Juliana Bortolini.
Durante o curso, os alunos também aprenderão sobre a obtenção da matéria-prima principal para a produção de queijos, o leite, e como garantir sua qualidade para a produção de um produto final de excelência.
Maria Aparecida do Santo Ribeiro Alves, instrutora do curso, explica que a partir disso durante toda a semana, as participantes irão aprender diversas técnicas, principalmente para a produção de queijo muçarela, barra, trança, nozinho, cabaça, soro-fermento, minas frescal, minas padrão , minas frescal temperado, ricota tradicional, temperado ,  coalho, bebida láctea fermentada e não fermentada.
Segundo a presidente do Sindicato Rural ainda, esta iniciativa visa “fomentar o desenvolvimento local e apoiar os pequenos produtores na região, contribuindo para a geração de emprego e renda”, disse.

EXPECTATIVA DAS PARTICIPANTES

Para a aluna do curso, Ariane Aparecida Caetano, o curso é mais uma oportunidade de aprendizado. “Já fiz em torno de 10 cursos na área rural, mesmo assim, estou com grandes expectativas para aprender mais sobre a produção de queijo para melhorar minha produção artesanal em casa. Eu só tenho a agradecer ao Sindicato Rural aqui da nossa cidade, além de  nos apoiar e  incentivar  para melhorarmos nosso conhecimento”.
Da mesma forma a participante Maria de Fátima Sanches, acredita que pode melhorar sua renda oferecendo um produto a mais no seu negócio. “Eu decidi fazer o curso porque me interessei muito pelo conteúdo. Já fiz vários aqui do sindicato e gostei muito, então, vi mais essa capacitação e não quis perder a oportunidade de agregar ainda mais conhecimento e de me capacitar para colocar um produto a mais no meu negócio. Hoje eu já trabalho vendendo doce de leite e pão, que faço por encomenda. Agora penso em produzir os queijos também e quem sabe ter mais uma renda com eles”.