Três pessoas são presas por exploração de ouro em garimpo clandestino

Três pessoas foram presas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), nessa sexta-feira (18/03), por extração ilegal de minério em um garimpo ilegal, em Poconé . A polícia também apreendeu maquinários e outras ferramentas utilizadas na atividade.

A investigação começou a partir de uma denúncia de que havia uma área de garimpo ilegal, onde estavam sendo utilizados maquinários, tipo draga, despejando substância química altamente tóxica (cianeto) no rio, poluindo o local.

No local, os policiais da Dema constataram o crime e encontraram duas máquinas retroescavadeira, além de roupas, um tonel de óleo diesel, galões de 50 litros, diversos equipamentos de garimpagem, duas drogas e um motor estacionário, entre outros equipamentos.

Foram constatados diversos danos ao meio ambiente, como a degradação do solo e poluição no Rio Piraputanga. No momento em que os policiais realizavam a vistoria do local, ninguém foi localizado.

Mas em seguida, os investigadores abordaram um veículo e o motorista disse que era o dono da área.

Os policiais encontraram outros dois suspeitos, um deles proprietário de uma das máquinas apreendidas no local e o outro que afirmou ser o responsável pela contratação do maquinário.

O dono da área confessou que não possui nenhum tipo de licença para atuar na atividade de garimpo no local. As duas retroescavadeiras foram apreendidas e os três suspeitos foram conduzidos à Dema.

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente e executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida.

Com G1 de Mato Grosso