Videos mostram prefeito contando dinheiro de suposta propina
Vídeos anexados ao processo da Operação Avaritia, que investiga prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), mostram o político contando dinheiro que, supostamente, teria recebido de propina em seu gabinete. As imagens mostram Manoel contando notas de R$100,00 e R$50,00.
Em nota, o prefeito disse que o vídeo foi tirado do contexto e não reflete a realidade dos fatos. Ele também informou que continua à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o dinheiro era uma exigência do prefeito para autorizar a liberação do pagamento de serviços prestados por uma construtora ao município. O vídeo foi apresentado pelo dono da construtora como prova da cobrança que, segundo ele, chegava a 10% do valor do serviço.
A Câmara dos Vereadores de Diamantino diz que já está em posse da denúncia do Ministério Público contra o prefeito e novas informações de moradores do município. Diante disso, um possível afastamento do prefeito será votada na sessão ordinária da próxima segunda-feira (21/08).
Além dos vídeos, a investigação encontrou diversas mensagens que Manoel teria mandado para os empresários que prestam serviços à Prefeitura de Diamantino.
Nas mensagens, Manoel informa sobre o pagamento de notas fiscais e pede que os empresários providenciem “os documentos” que, segundo a investigação do Ministério Público, seria a propina.
Operação Avaritia
A Operação Avaritia, que vem de avareza, cumpriu mandado de busca e apreensão sobre documentos relativos às obras em construção da cerca do novo cemitério, três salas de aula na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e da cobertura da quadra poliesportiva na Escola Municipal Castro Alves na Caeté.
A ação teve apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
Nota da prefeitura de Diamantino
O prefeito Manoel Loureiro reafirma que não coopera ou contribui para atividades ilegais sejam por quaisquer formas. Repudia a atribuição destes atos à sua conduta.
É importante esclarecer que o vídeo apresentado foi tirado do contexto e não reflete a realidade dos fatos.
Por isso mesmo, continua à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos em relação a seu comportamento pessoal e enquanto figura pública, no intuito de restabelecer a verdade. Além disso, aguarda o trâmite do inquérito em andamento no Ministério Público e se pronunciará no momento e foro oportunos.
Na oportunidade, Manoel Loureiro Neto reafirma o compromisso com a transparência, a boa gestão do dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do município.
Com G1 de Mato Grosso