Vila Operária comemora 69 anos com inaugurações e homenagens
O maior distrito de Rondonópolis, a Vila Operária, comemora hoje(25/04), 69 anos de história. O local é considerado uma das molas propulsoras da economia da cidade e de bairro popular e de trabalhadores, com o passar dos anos cresceu e apareceu e virou uma das regiões mais nobres e populares da cidade.
O distrito que nasceu, um ano após a emancipação de Rondonópolis, que comemorou no ano passado 70 anos, e ficou marcado no início pela luta dos seus moradores por melhorias, desde a regularização fundiária como casas populares, saúde e educação.
Um dos nomes que encamparam essas lutas e responsável pela maioria das grandes conquistas da região foi o padre alemão Lothar Bauchorowitz, que trabalhou e muito pela região.
A Vila Operária hoje conta com bancos, escolas, unidades de saúde, rede de esgoto e até um distrito industrial.
O distrito, para se ter ideia, é maior do que muitas cidades do interior de Mato Grosso, em termos de eleitores, o local conta com 94.386. Esse número mostra a força da região, principalmente em eleições;
Comemorações e homenagens
No dia de hoje(25/04), estão previstas algumas inaugurações. como da nova biblieteca Manoel Severino da Silva e da escola de Música Adão Indie.
Muitas lideranças políticas locais foram homenageados pela associção, lideranças estas começaram a sua carreira fazendo base na região. Na década de 70 e 80, os grandes líderes da Vila eram os vereadores Rozendo de Souza e Ananias Martins. Carlos Bezerra e Zé do Pátio constuíram as suas bases na região e Ananias Filho, foi o primeiro político nascido no distrito a ser eleito prefeito (de forma indireta). Manoel Machado, o Maneco da Vila Operária foi eleito vice-prefeito em 2004, na chapa de Adilton Sachetti. Antes, ele foi presidente da Associação de Moradores do bairro.
Com o site Primeira Hora