Volta as aulas, AL, Seduc, órgãos e entidades se unem para definir data
O retorno das aulas até o mês de junho e contrato dos professores interinos foram temas de reunião entre a secretária de Educação Marioneide Kliemaschewsk, parlamentares estaduais e representantes do Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público Estadual (MPE) e Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). O encontro ocorreu na tarde desta terça (05), na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
O deputado estadual e presidente da AL, Eduardo Botelho (DEM), sugeriu a criação de um comitê estratégico com representantes da ALMT, Seduc, TCE, MPE, AMM e conselhos para definir a data de volta de funcionamento das escolas e a possível recontratação de professores interinos. O deputado Valdir Barranco (PT), da Comissão de Educação da Assembleia, será o coordenador dos trabalhos. O grupo se reunirá todas as segundas à tarde.
“Estamos debatendo dois importantes assuntos. O primeiro deles é a retomada das aulas. Ficou decidido que criaremos essa comissão com representantes de órgãos institucionais e entidades para definirmos regras e o momento de retomada das aulas em meio ao cenário do coronavírus”, destacou o presidente da AL, dizendo que a criação do comitê servirá de referência também aos municípios.
Botelho acrescentou ainda que o segundo assunto em discussão é a contratação de temporários. Segundo ele, a secretária de Educação do Estado ficou de apresentar até esta quarta (06) uma contraproposta do Governo para a questão. Atualmente, mais de 6 interinos foram dispensados devido à suspensão das aulas na rede pública estadual com a expansão da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso.
“A secretária vai apresentar uma contraproposta, provavelmente amanhã, para nós e vamos definir se daremos andamento à votação ao projeto que está na casa ou se apresentaremos um substitutivo. A melhor resolução para isso é o entendimento e estamos promovendo isso”, avaliou ele.
A secretária estadual de Saúde Educação Marioneide Kliemaschewsk explicou que o comitê irá avaliar o cenário e estruturar a situação para a retomada das aulas. “Dependendo, se possível for, analisando os casos da Covid-19, poderemos em junho estar retomando de forma gradativa as atividades, atendendo à sociedade”, disse.
Quanto à contratação de interinos, a secretária afirmou que foram discutidas algumas possibilidades com representantes da comissão e esses pontos serão apresentados ao Governo do Estado, com uma possível resposta até amanhã.
“É importante salientar que a Seduc realizar a contratação sem o início do ano letivo, isso será caracterizado como improbidade administrativa para o gestor e já estamos respondendo a processo referentes à contratação de interino no Estado. Estamos resolvendo essa questão junto ao Ministério Público e reorganizando nossa defesa”, destacou a titular da Seduc, sem antecipar qual será a proposta do governo.
Com o site RD News