Zé do Pátio se filia ao PSB e acena candidatura ao governo de Mato Grosso

O PSB é um partido que tem a minha cara”, afirmou o prefeito de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio – popular Zé do Pátio, ao se filiar ao PSB. A filiação ocorreu neste domingo (27.03) na sede do Diretório Estadual da sigla, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, durante o 15º Congresso Anual do PSB em Mato Grosso.

Pátio deixou o Solidariedade e migrou para o PSB, partido do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, que foi reconduzido à Presidência da sigla no Estado e Dr. Eugênio, reeleito vice-presidente.

“É um partido que vem desde a época de Miguel Arraes. Hoje é dirigido pelo deputado Max Russi, um deputado extremamente sensível, articulado, o partido já tem um corpo aqui em Mato Grosso, e está vindo comigo toda a militância. Elegemos nove vereadores em Rondonópolis, e está vindo para cá também prefeitos e lideranças. Queremos fortalecer este partido, porque tem uma ideologia muito boa, ele olha para os trabalhadores, as políticas públicas do PSB são para os mais humildes”, externou Pátio.

O prefeito defende que todo partido tem que marcar posição – a ideia, segundo ele, é dobrar a bancada estadual, fazer um federal e também “marcar posição” nas majoritárias – “este é nosso propósito”.

Quanto à Presidência da República, José Carlos do Pátio diz que Mato Grosso precisa “mudar sua própria história” e votar no pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, em Rondonópolis, Lula está “com uma frente muito grande” aposta que o petista também vencerá na Capital do agronegócio.

“Mato Grosso sempre foi contrário à própria história, das últimas cinco eleições, em quatro Mato Grosso perdeu, duas que o presidente Lula ganhou e as duas da presidente Dilma, então, o Estado está na contramão da história. Eu acho que Mato Grosso tem que dar uma resposta e votar no presidente Lula. Não podemos ficar isolados”, declarou o prefeito.

Lembrando que sempre disputou contra o Agro, o prefeito acredita em “vitória de Lula” no segmento e destacou que 1% pode decidir a eleição no primeiro turno, em favor de Lula. “Eu falei para Lula o seguinte: acima do meu interesse está o interesse da eleição dele.”

Zé do Pátio também avalizou a condição imposta pelo presidente estadual do PT, deputado estadual Valdir Barranco, que para os petistas apoiarem a candidatura Neri Geller ao Senado – ele terá que abraçar a campanha de Lula em Mato Grosso.

“É o seguinte, tem que deixar claro, se não tiver no projeto do presidente Lula eu vou pedir voto para minha região para o presidente Lula, eu preciso apoiar o presidente Lula, eu preciso fazer ele ganhar as eleições em Mato Grosso. O Estado não pode errar mais, é o momento de Mato Grosso fazer uma reflexão forte, entendeu, esta é minha posição política”, finalizou.

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN