As lombadas eletrônicas e o pátio de apreensão voltarão a funcionar em 2022

Alvo de críticas e elogios, a fiscalização eletrônica com radares posicionados em locais estratégicos, voltará a fazer parte da realidade do trânsito rondonopolitano em 2022. A ‘novidade’ faz parte do pacote de investimentos que inclui ainda a substituição de todos os semáforos da região central e a reabertura do pátio para abrigar veículos apreendidos pela fiscalização.

A licitação para a implantação da fiscalização eletrônica já está em andamento. Conforme o secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Lindomar Alves, a gestão será feita por uma empresa privada sob coordenação do município.

“Acreditamos que o processo seja concluído em fevereiro, abrindo caminho para a imediata instalação dos equipamentos de fiscalização”, afirma.

O secretário avalia que hoje há um relativo consenso sobre a importância da fiscalização eletrônica para conter a violência no trânsito.

A mudança na opinião pública seria resultado dos dados apontando um aumento expressivo no número de acidentes desde a retirada dos equipamentos.

Outra vantagem é que os radares e lombadas eletrônicas suprem a escassez de agentes, garantindo uma fiscalização permanente nos locais onde há maior registro de infrações e acidentes mesmo durante feriados e finais de semana.

Por Eduardo Ramos do site AgoraMT