Com unidades fechadas durante greve, presos são levados para celas de Fórum

Polícia anunciou nesta quinta-feira, que, temporariamente, os presos serão recambiados para a carceragem do Fórum. Somente entre os dias 12 e 23 deste mês, 728 pessoas foram presas no estado.

Há uma semana, as unidades prisionais de Mato Grosso não recebem presos por causa da greve dos policiais penais, que cobram do governo do estado a equiparação salarial com a das demais categorias da segurança pública. Enquanto isso, os presos estavam ficando nas delegacias, mas não há espaço para abrigar a todos.

Por causa disso, a Polícia Civil de Mato Grosso elaborou um plano emergencial para minimizar os efeitos de greve dos policiais penais, que começou no último dia 16.

A polícia anunciou nesta quinta-feira (23), que, temporariamente, os presos serão recambiados para a carceragem do Fórum da capital, para onde foram remanejadas pessoas que estavam custodiadas em celas de delegacias da região metropolitana de Cuiabá.

A medida de contingenciamento foi autorizada pelo juiz Lídio Modesto da Silva Filho, que é diretor do Fórum, e adotada exclusivamente neste período, após solicitação da Polícia Civil.

Somente entre os dias 12 e 23 de dezembro, 728 pessoas foram presas em todo o estado.

O diretor do Fórum de Cuiabá também definiu que a Secretaria Estadual de Segurança Pública adote as medidas necessárias para segurança nas imediações do prédio e alimentação dos custodiados na carceragem.

Com G1 de Mato Grosso