Como ficou a dança das siglas partidárias na cidade com vistas às eleições

Os bastidores da política estiveram bem movimentados nos últimos dias. Isso porque se encerrou neste sábado (02/04) o prazo para que políticos que tenham a intenção de disputar algum cargo eleitoral este ano se filiem a algum partido político.

O caso mais rumoroso foi mesmo o do prefeito José Carlos do Pátio, que trocou o Solidariedade, partido que ajudou a fundar e fortalecer no Estado, pelo PSB, comandado pelo deputado estadual Max Russi. Pátio decidiu mudar de partido após a direção nacional do Solidariedade, lhe ter tirado da presidência regional e entregar a direção estadual para o deputado federal Dr. Leonardo.

Pátio chegou a cogitar ir para o PV, mas acabou indo mesmo para o PSB, onde se filou juntamente com sua esposa, Neuma de Morais e do representante do município em Brasília, Paulo José, ambos pré-candidatos a deputado federal. Para definir pelo PSB, foi decisivo o fato de o prefeito ser apoiador declarado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e preferir fazer parte de um partido aliado do petista.

O presidente da Câmara, Roni Magnani, também deixou o Solidariedade e se filiou ao PSB para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. No seu caso, ele precisou, e obteve, uma autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer a troca partidária sem preocupações em perder o seu mandato.

Já o ex-prefeito Percival Muniz decidiu deixar o PDT e regressar para o MDB, partido onde começou sua carreira política, se elegendo vereador no ano de 1982, para em seguida se eleger deputado federal Constituinte. Depois disso, já fez parte do PSDB, do extinto PPS e do PDT, antes de decidir voltar ao MDB. Ainda não está claro se Percival disputará algum cargo eletivo este ano, mas pelo fato da preocupação em não perder o prazo de filiação é porque existe a possibilidade.

O empresário Cláudio Ferreira, o Paisagista, se filiou ao PTB e deve disputar uma cadeira de deputado estadual. Ele disputou a Prefeitura em 2020 pelo Democracia Cristã e ficou em terceiro lugar no páreo, com mais de 17 mil votos. O Paisagista aposta numa chapa sem “estrelas”, ou políticos já com mandatos, para conseguir êxito nas urnas.

O ex-vereador Juca Lemos, que iniciou sua vida política no antigo PMDB e depois acabou indo para o PT, reapareceu no cenário político e anunciou a filiação ao PV, para disputar uma cadeira de deputado federal. Como principal mote de campanha, deverá ressuscitar o manjado “Lula Lá, Juca cá” para bombar nas urnas.

Marchiane Fritzen, que foi candidata à vice-prefeita em 2020 na chapa encabeçada pelo empresário Luiz Fernando Carvalho, o Luizão, confirmou mesmo que ficará no União Brasil, que surgiu da fusão do PSL, partido ao qual era filiada, com o DEM, e deverá se candidatar à deputada federal. Ela articulou sua permanência no grupo com o próprio governador Mauro Mendes.

JANELA PARTIDÁRIA
Na última sexta-feira (1º) encerrou o prazo para que deputados estaduais e federais pudessem mudar de partido sem correrem o risco de perder seus mandatos, a chamada “Janela partidária”.

O primeiro a aproveitar o período para mudar de partido foi o deputado estadual Delegado Claudinei, que deixou o PSL, por conta principalmente de seu posicionamento crítico ao governador Mauro Mendes, e se filiou ao PL, do senador Wellington Fagundes. Ocorre que, depois disso, Fagundes abriu negociações com Mendes, o que levou o deputado a anunciar que, caso ocorra a coligação, não irá pedir votos para o governador.

O deputado federal José Medeiros foi outro que migrou para o PL, mas, no seu caso, ele deixou o Podemos. Depois desse movimento, se arrependeu e tentou se filiar ao PTB, mas acabou barrado e acabou ficando no PL mesmo, onde disputará a sua reeleição.

Muito se comentou durante a semana a respeito da possível filiação do deputado estadual Sebastião Rezende, atualmente no PSC, ao União Brasil, o que acabou se confirmando. O deputado estadual Sebastião Rezende aceitou convite do governador Mauro Mendes e migrou para o UB.

Reportagem original publicada no site AtribunaMT