Coronavírus: saiba tudo que a pandemia afetou no esporte mundial

Ainda na primeira quinzena de março, a Máquina do Esporte decidiu reunir, em ordem cronológica de trás para frente, todos os principais eventos esportivos que vinham sendo adiados, suspensos ou cancelados por conta da pandemia do coronavírus.

Entre os dias 12 e 13 de março, o esporte brasileiro começou a seguir o que boa parte do esporte mundial já vinha fazendo desde o início do mês. Agora, um mês depois, os principais eventos esportivos mundiais já foram alterados e o número de adiamentos, suspensões e cancelamentos diminuiu. O esporte entrou em uma espécie de estado de hibernação.

Para quem quiser saber sobre algum determinado evento, a cronologia pode ser vista de forma completa logo abaixo:

17 de abril

  • BOLICHE: World Bowling cancela disputa do Campeonato Mundial Júnior de 2020, programado para setembro, em Lima, no Peru. Além disso, altera datas das principais competições mundiais da modalidade: a Copa do Mundo de Boliche QubicaAMF 2020 e a Copa do Mundo ParaBowling, programadas para novembro de 2020, no Kuwait, serão em março de 2021; o Campeonato Mundial Juvenil será realizado em Helsingborg, na Suécia, de 26 de junho a 4 de julho de 2021; o Campeonato Mundial Combinado, programado para outubro de 2021, no Kuwait, passará para outubro de 2022; e o Campeonato Mundial de Sêniores será realizado em novembro de 2021, acompanhado pelo Congresso Mundial de Boliche, em local a ser definido.  
  • TÊNIS: Quarta edição da Laver Cup, que seria disputada em Boston (EUA) em setembro, é cancelada. Evento será realizado no mesmo local, mas em 2021, ainda sem uma data específica definida.

16 de abril

  • AUTOMOBILISMO: Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA, para as categorias OK e OK Júnior, previsto para o Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, é adiado para 2021.
  • AUTOMOBILISMO: Comissão Nacional de Kart (CNK), braço da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), altera datas das principais competições da modalidade. Com a mudança, o Sul-Americano de Kart será disputado de 2 a 5 de setembro, no Autódromo do Velopark (RS), enquanto o Brasileiro de Kart será de 7 a 19 de dezembro, no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), e a Copa Brasil de Kart será apenas no ano que vem, de 22 a 27 de fevereiro, no Autódromo de Londrina (PR).
  • CICLISMO: Tour de France, principal prova do ciclismo mundial, confirma adiamento da edição 2020. O evento, que seria disputado entre 27 de junho e 19 de julho, agora será realizado entre 29 de agosto e 20 de setembro. 
  • CRÍQUETE: Início da Indian Premier League (IPL), principal liga de críquete da Índia e primeira do mundo a ter transmissões ao vivo pelo YouTube, é adiado novamente. Originalmente, o torneio começaria em 29 de março, mas foi postergado para 16 de abril. Com a prorrogação da quarentena no país asiático até pelo menos 3 de maio, a competição foi suspensa por tempo indeterminado.  
  • AUTOMOBILISMO: Temporada da Fórmula E, que já estava interrompida até a metade de maio, tem suspensão estendida pelo restante de maio e também durante todo o mês de junho. Dessa forma, o e-Prix de Berlim (Alemanha), que seria disputado em 21 de junho, se junta às provas de Sanya (China), Roma (Itália), Paris (França), Seul (Coreia do Sul) e Jacarta (Indonésia) na lista de corridas que permanecem em aberto sem uma data ou mesmo uma certeza de que serão disputadas. 

15 de abril

  • BASQUETE: Por questões financeiras, Sendi Bauru Basket pede afastamento da temporada 2019/2020 do NBB e não disputará os playoffs. O principal campeonato do basquete nacional está suspenso desde 16 de março. 

14 de abril

  • CICLISMO: Após o governo francês proibir aglomerações no país até o dia 15 de julho, o Tour de France, prova mais tradicional do ciclismo mundial, será adiado. Originalmente, o evento teria início em 27 de junho e duraria até 19 de julho.

13 de abril

  • FUTEBOL: International Champions Cup, torneio de pré-temporada do futebol europeu que seria disputado entre o final de julho e o início de agosto, e contaria com clubes como Barcelona, Real Madrid e Juventus, é cancelado. 

9 de abril

  • ATLETISMO: Conselho Mundial de Atletismo confirma que o Campeonato Mundial da modalidade, que seria disputado em 2021, em Eugene, no estado do Oregon, nos EUA, será realizado entre 14 e 24 de julho de 2022 no mesmo local. A mudança foi necessária pelo fato de que, após o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, as datas das duas competições coincidiriam.   

8 de abril

  • AUTOMOBILISMO: Fórmula 1 anuncia o adiamento do Grande Prêmio do Canadá, que estava previsto para o dia 14 de junho. Com isso, nove provas do calendário original já tiveram alterações. Ao todo, são sete provas adiadas (Bahrein, China, Vietnã, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá) e duas canceladas (Austrália e Mônaco).

7 de abril

  • AUTOMOBILISMO: Liberty Media, que comanda a Fórmula 1, segue o que já haviam anunciado McLaren, Williams e Racing Point, ao conceder licença a funcionários e reduzir os salários de todo o corpo diretivo em 20%.

6 de abril

  • GOLFE: Royal & Ancient Golf Club de St. Andrews (The R&A), na Inglaterra, anuncia o cancelamento do The Open, também conhecido como The Open Championship ou British Open, e um dos quatro principais eventos anuais do golfe mundial, que seria realizado entre 12 e 19 de julho. Dessa forma, a 149ª edição do torneio será disputada apenas em 2021, com a data já estipulada entre 11 e 18 de julho.
  • ESPORTES AQUÁTICOS: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anuncia a suspensão do calendário de todas as modalidades da entidade (natação, nado artístico, polo aquático e saltos ornamentais) até o dia 5 de julho.
  • e-SPORTS: Equipe Submarino Stars, que disputava atualmente os campeonatos dos games CS:GO e Fortnite, decide fechar as portas por conta da falta de eventos presenciais do universo de games.

5 de abril

  • ATLETISMO: Pré-olímpico americano, que seria disputado entre 19 e 28 de junho, em Hayward Field, no estado do Oregon, é adiado, mas ainda não possui uma nova data confirmada.

4 de abril

  • FUTEBOL: Fifa anuncia o adiamento da Copa do Mundo Feminina Sub-20, que ocorreria entre 10 e 30 de agosto, na Costa Rica e no Panamá, assim como a Copa do Mundo Feminina Sub-17, que seria disputada entre 2 e 21 de Novembro, na Índia.
  • GOLFE: Associação Feminina de Golfe dos Estados Unidos (LPGA) anuncia o adiamento do US Open Feminino, um dos torneios mais importantes do calendário anual, que seria disputado de 4 a 7 de junho. A competição já tem uma nova data programada: de 10 a 13 de dezembro, em Houston, no Texas.

3 de abril

  • FUTEBOL: Terceira divisão da J League, a liga japonesa de futebol, que havia sido adiada e estava prevista para começar no dia 25 de abril, é postergada mais uma vez, mas agora sem uma data exata programada. A tendência é de que a primeira e a segunda divisões, que começariam em 2 e 9 de maio, respectivamente, também sejam novamente remarcadas.
  • BEISEBOL: Liga japonesa, que havia sido postergada e teria início em 24 de abril, sofre mais um adiamento e agora não tem mais uma data exata programada.
  • MOTOCICLISMO: MotoGP anuncia adiamento dos GPs da Espanha, que seria disputado em 3 de maio, e da França, previsto originalmente para 17 de maio. As duas provas se juntam aos GPs da Tailândia, das Américas e da Argentina, que já haviam sido postergados. Até o momento, o único GP cancelado é o do Qatar, que abriria a temporada. 
  • BASQUETE: WNBA anuncia suspensão do início da temporada, que estava previsto para o dia 15 de maio. O Draft segue marcado para 17 de abril, mas será realizado virtualmente.

2 de abril

  • JOGOS MUNDIAIS: Competição que envolve esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas que não são olímpicos, que havia sido adiada e não seria mais disputada entre 15 e 25 de julho de 2021, no Alabama, nos Estados Unidos, já tem uma nova data. O evento será realizado no mesmo local, mas entre 7 e 17 de julho de 2022.
  • JOGOS DO MEDITERRÂNEO: Comitê Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (ICMG) e Governo da Argélia anunciam o adiamento dos Jogos do Mediterrâneo, competição multidesportiva disputada por países banhados pelo Mar Mediterrâneo. O evento, que ocorreria em Oran, na Argélia, de 25 de junho a 5 de julho de 2021, será realizado no mesmo local, mas em 2022, ainda sem data exata definida.

1o de abril

  • CICLISMO: Federação Internacional de Ciclismo (UCI) anuncia adiamentos e cancelamentos no calendário. O Campeonato Mundial de Mountain Bike (MTB), que seria em Albstad, na Alemanha, de 25 a 28 de junho, foi adiado, assim como a última etapa da Copa do Mundo de BMX, que seria entre 15 e 16 de maio em Rock Hill, nos Estados Unidos. Outras etapas da Copa do Mundo de BMX, como na Croácia e na Escócia, por exemplo, foram canceladas.
  • TAEKWONDO: World Taekwondo Pan America (WTPA) adia o Campeonato Pan-Americano e o Pan-Americano Open, que estavam marcados para junho em Heredia, na Costa Rica.
  • TÊNIS: All England Lawn Tennis Club (AELTC) anuncia o cancelamento do torneio de Wimbledon, fato que só havia ocorrido durante as duas Grandes Guerras Mundiais.
  • TÊNIS: ATP e WTA anunciam o cancelamento de toda a temporada de grama dos dois circuitos e, com isso, ampliam a paralisação do tênis mundial até pelo menos o dia 13 de julho.
  • FUTEBOL: Uefa amplia suspensão dos torneios de clubes organizados pela entidade, como Champions League e Europa League, até pelo menos 30 de junho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *