Diabetes, 15,7 milhões de brasileiros vivem com a doença, diz relatório

A Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) divulgou novos dados sobre a doença no mundo. Segundo o relatório, 15,7 milhões de brasileiros vivem com diabetes em 2021, um crescimento de 3,3 milhões em 10 anos, quando o país tinha 12,4 milhões.

A IDF também faz projeções para os próximos anos. Até 2030, o Brasil deve ter 19,2 milhões de pessoas com diabetes. Esse número sobe para 23,2 milhões em 2045.

O relatório também faz o recorte da América do Sul e Central: 1 em cada 11 adultos vive com diabetes nessas duas regiões (32 milhões). Esse número deve chegar a 40 milhões em 2030. Em 2045, pode chegar a 49 milhões de pessoas.

Aumento dos casos em dois anos

Na semana passada, a IDF já havia divulgado dados preliminares apontando que os casos de diabetes aumentaram 16% desde 2019, data do último relatório. Atualmente, 537 milhões de adultos (de 20 a 79 anos) vivem com diabetes em todo o mundo, ou seja, um em cada dez adultos tem a doença.

A previsão é que o número total de pessoas com diabetes aumente para 643 milhões até 2030. Até 2045, esse número deve subir para 783 milhões. Além disso, cerca de 240 milhões de pessoas não sabem que têm diabetes.

Uma doença silenciosa

O diabetes é uma doença silenciosa e sem cura. Por isso, muita gente acaba não sendo diagnosticada. Segundo o relatório, 44,7% dos adultos que vivem com diabetes não sabem que têm a doença.

O dado é preocupante, já que existe tratamento para a doença. Sem ele, o diabetes pode provocar sérias complicações para a saúde, como ataques cardíacos, derrames, cegueira, insuficiência renal e até a morte.

“Esses dados são alarmantes e preocupam a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), que já reconhece que se trata de uma pandemia mundial. Muitos dos pacientes adultos, com diabetes do tipo 2, são assintomáticos e a doença vai se desenvolvendo ao longo do tempo”, explica Cesar Boguszewski, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Com o Globo.com