Dono de posto é multado em meio milhão de reais por fornecer combustível a garimpo ilegal
O dono de um posto de combustível clandestino interditado por comércio ilegal, na zona rural do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 522 km de Cuiabá, foi multado em meio milhão de reais nesta quarta-feira (13/04). O proprietário da terra onde o posto estava instalado também foi multado. Ambos os envolvidos tem o prazo de 20 dias para pagar a multa.
O local, que já era embargado, foi alvo de uma operação de fiscalização da Polícia Civil com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) na última sexta-feira (08/03). No dia, os dois envolvidos foram presos, mas foram soltos um dia depois mediante a pagamento de fiança
O delegado responsável pelo caso, João Paulo Berté, disse que os dois foram indiciados por crime ambiental.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram após denúncias que relatarem que o estabelecimento vendia combustível ilegal para garimpeiros da terra indígena Sararé.
A polícia ainda informou que o posto não possuía nenhuma autorização de órgãos responsáveis de fiscalização para atuar na região.
De acordo com a polícia, foram apreendidos no local cerca de cinco mil litros de combustíveis e um caminhão tanque.
Terra Indígena Sararé
A Terra Indígena Sararé é localizada por três municípios de Mato Grosso, Conquista D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda, segundo o Instituto Socioambiental (ISA). Com população de 188 pessoas, o local é alvo constante de garimpo ilegal e desmatamentos.