MT realizou 53 transplantes de córneas entre janeiro e fevereiro de 2024

Mato Grosso fez a captação de 60 córneas e realizou 53 transplantes entre janeiro e fevereiro de 2024, conforme foi informado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Segundo a SES, o estado só realiza transplante de córneas.

De acordo com a secretaria, nos últimos sete dias foram realizadas duas captações de múltiplos órgãos, sendo um coração, dois rins, um fígado e quatro tecidos oculares humanos.

A captação desses órgãos foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital Estadual Santa Casa, com o suporte da Central Estadual de Transplantes (CET).

A SES explicou que os pacientes que precisam de outros órgãos são encaminhados via Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para outros estados e que os gastos com locomoção, estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pelo próprio governo.

Como posso ser doador?

Para ser doador, você não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a a família, que irá autorizar os procedimentos necessários para o transplante.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa pode ser uma doadora. É necessário, apenas, que haja compatibilidade entre o doador e quem irá receber o órgão. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre em situações de morte encefálica, após a autorização familiar.

Captação de órgãos

A captação de órgãos em Mato Grosso começa após a notificação de morte encefálica de um paciente. Depois da confirmação do diagnóstico, é realizada uma entrevista familiar e a triagem de sorologia e condições clínicas do possível doador. Se a cirurgia for viável, é iniciado o processo de captação, autorização da doação e confirmação da compatibilidade dos receptores.

A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada.