Farmácias de MT vão começar a vender autoteste de Covid em no máximo 30 dias

Farmácias e drogarias de Mato Grosso se preparam para iniciar as vendas de autotestes para a detecção da Covid-19 nos próximos dias. A previsão é que os testes estejam nas prateleiras em 15 a 30 dias, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sincofarma).

Segundo o presidente do sindicato, José Antonio Parolin, as farmácias e drogarias do estado já realizaram os pedidos antecipadamente e aguardam a entrega dos produtos.

Nesta quinta-feira (17/02) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o primeiro registro de um autoteste para a Covid-19 no Brasil. Até o momento, é o único liberado no Brasil.

O produto é o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O produto aprovado usa um swab nasal (uma espécie de cotonete) e dá o resultado após 15 minutos.

Conforme José Antonio Parolin, são cerca de 1,8 mil farmácias e drogarias em Mato Grosso. Segundo ele, o estado conta com empresas de logística com a capacidade de distribuir os autotestes de forma célere aos 141 municípios.

O presidente afirma que haverá uma redução nos valores dos testes, já que não haverá necessidade de aplicação de um especialista da farmácia.

Segundo ele, ainda não há valores definidos para comercialização. No entanto, acredita que será mais baratos que os testes de antígenos realizados nas farmácias e drogarias.

O que é o autoteste?

O autoteste é parecido com o teste rápido, mas pode ser feito por leigos, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

O chamado “teste de antígeno” é capaz de identificar o antígeno viral, que é uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele – os anticorpos.

Os testes de antígeno detectam essas estruturas. Se ele dá positivo, significa que a pessoa está infectada no momento do teste – e pode infectar outras.

Segundo a própria Anvisa , é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo”.

Com G1 de Mato Grosso