Feriado da república, a expectativa é que muitos comerciantes abram as portas
Os comerciantes de Rondonópolis têm a opção de abrir as portas no Feriado da Proclamação da República, nesta próxima terça-feira (15/11). A possibilidade de abertura está prevista na convenção coletiva do comércio rondonopolitano em vigor, assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis.
O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis, Lucas Gonçalves, externou ao A TRIBUNA que os comerciantes têm buscado muitas informações sobre as condições de abertura nesse feriado próximo, esperando-se, dessa forma, que haja uma grande adesão por parte da categoria quanto ao funcionamento na data.
Lucas Gonçalves informou que, conforme a convenção coletiva, fica autorizada a abertura das lojas das 7h às 15h do feriado.
A categoria de supermercados, açougues e similares, por sua vez, tem autorizado o funcionamento das 7h às 18h desse dia. Contudo, os interessados precisam ficar atentos à obrigações legais para essa abertura em feriado.
O sindicalista observa que os trabalhadores que atuam no feriado têm direito ao recebimento da hora trabalhada em dobro, sem prejuízo ao descanso semanal remunerado. Também destaca que as horas trabalhadas não podem entrar no banco de horas, devendo ser pagas.
Vale ponderar que a abertura no feriado é facultativa. Em Cuiabá e Várzea Grande, uma negociação realizada também permitirá a abertura das lojas de rua e de shoppings no Feriado da Proclamação da República.
Com o jornal ATribunaMT