IFMT suspende provas e processo seletivo para cursos técnicos será feito por sorteio
O processo seletivo para entrada de alunos no Instituto Federal de Mato Grosso para cursos técnicos em 2021 será através de sorteio. A seleção era feita, até então, através de provas presenciais. A decisão foi tomada na última quarta-feira (7) pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso.
De acordo com o IFMT, o novo processo será feito por causa da pandemia da Covid-19, como medidas de prevenção para os estudantes, candidatos, servidores e familiares.
A estudante Anna Julya da Silva, de 14 anos, está se preparando há dois anos para cursar o nível médio integrado ao técnico no IFMT. No ano passado, ela fez o processo seletivo e foi aprovada.
No entanto, como ainda cursava o 8° ano, não cumpria os requisitos necessários para ingressar no curso. Por isso, este ano, ela manteve os estudos e continuou se preparando.
O pai de Anna Julya, Fábio Minas Novas, afirma que essa mudança irá afetar o futuro da filha.
“A Covid não pode ser justificativa plausível para colocar o sonho, os anos de estudos e o futuro dos nossos filhos à ‘sorte’. Nesse ano, mesmo com a pandemia, ela manteve os estudos objetivando seu sonho. Vários adolescentes vêm se preparando para o processo seletivo e não é justo que tenha seus objetivos educacionais na mão de um sorteio”, ressalta.
Fábio defende a revisão da mudança. “Existe a possibilidade de avaliações, processos seletivos a distância. Acreditamos ainda que há também condições de fazer o processo seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, afirma.
Para os cursos superiores, a forma de seleção será pela nota geral do Enem de anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas.
Segundo a resolução, alguns institutos federais já utilizam o sorteio público para o ingresso em 2021/1.
Com o Globo de Mato Grosso