Mais de 30 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas
Mais de 30 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). As quatro especialidades que mais concentram demandas são de cirurgia ortopédica, traumatologia, cirurgia geral e cirurgia oftalmológica.
De acordo com a secretaria, as cirurgias serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas de leitos nos hospitais públicos do estado.
Para cirurgia geral, atualmente, há o registro de três mil consultas com o cirurgião bariátrico. Segundo a SES-MT, os procedimentos foram suspensos em razão da pandemia, em março de 2020.
O Hospital Metropolitano está retomando, aos poucos, outras cirurgias, como as ortopédicas. Já as cirurgias bariátricas devem ser retomadas a partir do segundo semestre deste ano.
A previsão do estado é realizar 100 cirurgias por mês. A secretaria explicou que a partir do momento que se inicia o acompanhamento do paciente, até a realização da cirurgia, o tempo médio de espera é de até 90 dias.
A equipe é composta por cirurgião bariátrico, endocrinologista, psiquiatra, pneumologista, cirurgião vascular e cardiologista, além de avaliação pela equipe multiprofissional que é composta por psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.
As cirurgias são realizadas pelo governo do estado de forma gradativa conforme a redução da taxa de ocupação de leitos pela Covid-19, segundo a SES.