Mais de 40 aves e cães são resgatados de maus-tratos e outros 16 são encontrados mortos

Cinco cães e 34 aves com sinais de maus-tratos foram resgatados em uma chácara, em Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (17/01). Segundo a Polícia Civil, os animais eram mantidos em uma gaiola, sem ração, com ferimentos e famintos.

As investigações começaram quando os agentes receberam denúncias de maus-tratos e, ao chegar no local, encontraram os animais, que foram resgatados, além de outros 16 que estavam mortos.

As aves e animais foram entregues para a associação de proteção, que vai investigar a situação de maus-tratos. Os policiais tentam identificar o proprietário da chácara, que não estava no local, ainda de acordo com a polícia.

A ação foi realizada com apoio da Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adoção.

Crime

O crime de maus-tratos a animais domésticos tem pena de dois a cinco anos de prisão, além multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte, a pena poderá ser maior e a multa chegar a até 40 salários-mínimos.

Em Cuiabá, a prefeitura aprovou, desde 2017, oito determinações a favor da causa, entre elas, de proteção aos animais, monitoramento através de câmeras de segurança em pet shop e proibição do uso de correntes curtas no animal.