Mato Grosso gerou mais de 40 mil novos empregos com carteira assinada em 2023

Mato Grosso encerrou 2023 com saldo positivo no mercado de trabalho, com mais de 40 mil contratações. O balanço anual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi divulgado nessa terça-feira (30/01), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Em relação a todo o ano de 2023, o setor que mais teve contratações foi o de serviços, com 17.286 novos contratados, seguido por comércio, com 7.077 e agropecuária, com 6.158 novos trabalhadores.

Segundo os dados, mesmo que o estado tenha tido saldo positivo em relação a todo o ano, o estado demitiu mais do que contratou no mês de dezembro, com 50.577 demissões e 38.326 contratações em dezembro do ano passado.

A maior queda foi no setor de construção, com uma retração de 4.702 contratações, seguido pelo setor de serviços, com menos 4.276 e indústria, com menos 1.629 trabalhadores contratados.

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a industrialização da região Centro-Oeste combina com a forte presença da agricultura.

“O Centro-Oeste vem combinando uma presença forte da agricultura e nesse momento a introdução da indústria, o que é bastante positivo. A região crescerá sua colaboração com o PIB brasileiro, quando olhamos estado por estado. ” diz.

Em relação ao mercado de trabalho destinado a pessoas com algum tipo de deficiência, o CAGED registrou crescimento no cenário nacional.