Novos reitores da Unemat são eleitos
A Comissão Eleitoral da Universidade Estadual de Mato Grosso divulgou, nesta quarta-feira (08/06), o resultado final da eleição para a reitoria da Unemat. Os eleitos foram a professora Vera Maquêa e o professor Alexandre Porto, com 53,95% dos votos válidos.
A cerimônia de posse da chapa eleita será no dia 16 de dezembro, após Publicação do Decreto de nomeação pelo Governo de Mato Grosso. O mandato da chapa eleita terá início em 1º de janeiro de 2023 e vai até 31 de dezembro de 2026.
O resultado final do processo eleitoral deverá ser homologado pelo Conselho Universitário (Consuni), que será realizado em data a ser divulgada posteriormente.
As eleições ocorreram em 1º de junho. O total de 6.516 professores, profissionais técnicos e alunos compareceram a 63 urnas distribuídas em 39 cidades em todo o estado.
A Chapa 1 (do professor Roberto Arruda e professora Rinalda) obteve 35,56% dos votos válidos e a Chapa 3 (prof. Celso Fanaia e prof. Nivaldo Teodoro), teve 10,49%.
Vera Lucia da Rocha Maquêa
Concursada na Unemat em 1994, atua na graduação, pós-graduação (ProfLetras/Cáceres e PPGEL/Tangará da Serra) e coordena projeto de pesquisa. Licenciada em Letras (Unemat), Especialista em Literatura Brasileira (PUC-MG), mestra em Literatura Brasileira (UFPR) e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (USP), realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa, pós-doutorado na Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris 3 e, recentemente, na Universidade Lumière Lyon 2, França.
Em gestão, foi pró-reitora de Ensino e Extensão (Preex), Extensão e Cultura (Proec), Ensino de Graduação (Proeg), presidente da Comissão de Concurso Docente (2012) e membro da Comissão do Congresso Universitário.
Alexandre Gonçalves Porto
Possui graduação em Engenharia Agrícola (UFPel), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos (Furg) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel). É professor efetivo da Unemat desde 2006, lotado na Faculdade de Arquitetura e Engenharias do Câmpus de Barra do Bugres.
Em gestão, atuou como coordenador dos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial e de Engenharia de Alimentos, e foi diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Barra do Bugres. Também desempenhou as funções de pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), de pró-reitor de Gestão Financeira (PGF) e, atualmente, está como pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).
Com G1 de Mato Grosso