Prefeitura decreta toque de recolher no carnaval em Rondonópolis
Com a falta de leitos nos hospitais de Rondonópolis, o Comitê Gestor de Crise do município definiu no final de semana novas medidas de restrição para a semana do Carnaval, entre os próximos dias 12 e 16. Eventos carnavalescos estão proibidos na cidade e os dias são considerados úteis.
O comitê restringiu ainda mais o funcionamento do comércio nesse período. Bares, restaurantes e similares só poderão atender 30% da capacidade do local entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Nesse período o toque de recolher vai ser a partir das 22h.
O procurador geral do município, Anderson Flávio Godoi, explicou ainda que Rondonópolis também terá dias úteis de trabalho nos dias que seriam de folia.
Até lá, vale o atual decreto, que, entre outras medidas, proíbe a realização de eventos sociais, festas e shows com mais de 100 pessoas, e permite o funcionamento de bares, restaurantes e similares somente com metade da capacidade do local.
As novas medidas devem ser publicadas ainda nesta semana.
O novo decreto ainda estabelece maior fiscalização da Polícia Militar e Vigilância Sanitária nos dias de carnaval.
Na reunião o secretário municipal de Educação, Rogério Antônio Penso, chegou a apresentar ao comitê o pedido do retorno das aulas presenciais nas escolas infantis, mas, em razão do aumento no número de casos da covid-19 aqui na cidade, o comitê avaliou ainda não é o momento do retorno das aulas.
O município contabiliza ate agora, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 14 mil 892 casos da doença e 503 mortes.