Rondofolia, festa tradiconal de Rondonópolis não será realizada este ano

O carnaval popular em Rondonópolis, o conhecido rondofolia, deixará mais uma vez de ser realizado. A assessoria da Prefeitura confirmou nesta sexta-feira (20/01) que o Município descartou a possibilidade de promover a festa de carnaval este ano.

Os motivos que levaram a Prefeitura a decidir não promover a folia de momo na cidade não foram, contudo, revelados.

O último carnaval popular foi em 2017. Liderado pelo Vice Prefeito Ubaldo Barros que fazia parte da gestão anterior do prefeito Zé Carlos do Pátio, mas, apesar de a festa ter sido grande e ter contado com várias bandas e dois trios elétricos, o caso acabou indo parar na Justiça. As bandas e os trios elétricos alegaram que não receberam pelo trabalho prestado.

Já a Prefeitura, que fez uma espécie de terceirização da festa, alegou que tinha pago o que era devido. Também houve denúncia de que a licitação do evento foi feita com carta marcada: a montagem da estrutura começou antes do processo licitatório ter ocorrido.

O problema causado na Festa de Momo em 2017 acabou desanimando a administração, que optou por não realizar a festa para evitar gastos nos três anos subsequentes (2018, 2019 e 2020).

Além disso, nos últimos dois anos, os rondonopolitanos não tiveram carnaval popular por conta do alto índice de Covid-19 e das restrições impostas para a não proliferação da doença.

A decisão do Executivo, à época, se justificava no redirecionamento da verba da festa para a saúde, pasta que demandou maiores gastos para contenção da doença. Este ano, entretanto, o Município não informou quais seriam as justificativas para a não realização da festa.

Com o site AtribunaMT