Roni é eleito presidente da Câmara e prega união de Poderes
O Vereador mais votado em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), entre eleitos e reeleitos, Roni Magnani (SD) foi escolhido ontem(01/21) como o novo presidente da Mesa Diretora da Câmara (2021/2022). O placar ficou em 17 a 4. Ele é do mesmo partido do prefeito Zé do Pátio, que não deve encontrar dificuldades para aprovar as mensagens de interesse do Executivo.
A Mesa Diretora terá ainda Claudio da Fármacia (MDB) como primeiro-secretário – atualmente ele é presidente. Já vice-presidente é Roni Cardoso (PSB); segundo secretário Marildes Ferreira (PSB); e segundo vice-presidente Júnior Mendonça (PT).
No início houve uma polêmica porque a Chapa 2, encabeçada por Subtenente Guinâncio (PSDB), não conseguiu preencher todos os cargos, mas tentou concorrer mesmo assim, alegando que poderia preencher a 2ª secretaria depois. A tese foi votada pelos vereadores que, por 17 a 4, decidiram que o grupo não poderia concorrer.
Vencida a celeuma, foi realizada a votação com apenas a chapa 1 (Todos por Rondonópolis) encabeçada por Roni, que se sagrou vitoriosa. Apenas os membros da chapa rejeitada votaram contra: Guinâncio, José Felipe (2º secretário), Kalynka Meirelles (vice), Paulo Schuh (1º secretário).
Em discurso, muito emocionado, Roni chorou. Pediu um minuto de silêncio e uma oração em homenagem a todas as vítimas fatais da pandemia da Covid-19. E pediu orações pela recuperação do suplente de vereador Juary Miranda (SD). Depois, agradeceu a todos que votaram nele e que honrará a confiança depositada. Lembrou que é filho de um lavrador e de uma dona de casa e morador da Vila Operária. Afirmou que se pautou pelos mais carentes e garantiu que continuará fazendo isso. “Nesse mandato vamos reunir a experiência adiquirada, respeito ao Poder Executivo e Judiciário e vamos aglutinar os esforços de todos”.
A eleição foi realizada hoje (1º) logo após os 21 vereadores reeleitos e novatos serem empossados em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara. Por ser o mais votado com 2.203 votos, Roni presidiu os trabalhos e, em seguida, assumiu efetivamente o comando da Câmara – veja quadro.
Rodinei Crescêncio
Inicialmente, a posse seria no Ideia’s Buffet, mas, em razão do avanço da pandemia da Covid-19, foi transferida para o plenário da Câmara. Além disso, antes os parlamentares poderiam levar até seis convidados, mas ficou restrito a apenas uma. Entre as autoridades, estiveram presentes os deputados Nininho, Wilson Santos, Delegado Claudinei.
Agora, após o encerramento da primeira sessão solene, parlamentares vão empossar Zé do Pátio para o seu segundo mandato à frente da prefeitura de Rondonópolis.
Confira como ficou a composição da Mesa Diretora
Presidente – Roni Magnani (PSD)
Vice-presidente é Roni Cardoso (PSB)
1º secretário – Claudio da Fármacia (MDB)
Segundo vice-presidente Júnior Mendonça (PT)
Segundo secretário Marildes Ferreira (PSB)
Com o site RD News