Casos suspeitos de Covid-19 aumentam 55% em unidades sentinelas de Rondonópolis

A quantidade de pessoas com sintomas de Covid-19 que procuraram as unidades sentinelas de Rondonópolis, cidade a 218 km de Cuiabá, aumentou 55% na primeira semana deste ano.

Entre os dias 23 e 29 de dezembro, as unidades sentinelas de Rondonópolis atenderam 1.877 pessoas com sintomas de Covid-19, o que resulta em uma média de 268 pessoas atendidas por dia.

Já agora no mês de janeiro, entre o dia 2 e o dia 5, foram 1.659 atendimentos, média de 414 por dia. Esses números mostram que entre a última semana de 2020 e a primeira semana de 2021 houve um aumento de 55% nos casos de pessoas com sintomas de Covid-19 e que procuraram as unidades de saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) diz que, atualmente, tem um estoque estratégico de 3 milhões e 400 mil seringas para executar o plano nacional de imunização.

O governo diz que com esse estoque é possível manter as vacinas básicas do calendário e também começar a imunização contra Covid-19. Além disso, também estão sendo compradas 11 milhões de seringas.

Em dezembro, a secretaria de Saúde formalizou a intenção de comprar 500 mil doses da vacina Coronovac, mas isso depende de autorização da Anvisa e do cronograma do Ministério da Saúde.Os estudos apontaram que a vacina teve eficácia de 78% para casos leves da doença e garantiu a proteção de 100% contra mortes, casos graves e internações por Covid-19 nos voluntários vacinados que foram contaminados. Isso quer dizer que, entre os infectados, nenhum morreu, desenvolveu formas graves da Covid-19 ou foi internado.

O que é a CoronaVac?

Os estudos apontaram que a vacina teve eficácia de 78% para casos leves da doença e garantiu a proteção de 100% contra mortes, casos graves e internações por Covid-19 nos voluntários vacinados que foram contaminados. Isso quer dizer que, entre os infectados, nenhum morreu, desenvolveu formas graves da Covid-19 ou foi internado.

Com G1 de Mato Grosso