Crescimento de casos: Secretário não descarta ‘lockdown’ em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse durante na última sexta-feira (08) que os números referentes aos novos casos de coronavírus em Mato Grosso são analisados semanalmente por um comitê, e que o Governo não descarta colocar em prática o chamado “lockdown”, com medidas mais restritivas de tráfego e circulação de pessoas, como forma de conter o avanço da Covid-19 no estado.

“Devemos perguntar: vamos chegar nesse estágio? Teremos exaurido a capacidade e chegaremos ao colapso do sistema? Temos a obrigação de pensar nisso, mas torcemos para que não aconteça”, declarou o secretário. 

Segundo o gestor, seria uma negligência que o mesmo não pensasse nisso, visto que a curva de casos no estado segue em crescimento.

Uma das grandes preocupações da Pasta é com relação ao aumento nos casos de notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são os casos tratados como suspeitos de coronavírus, e nas ocupações de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Para se ter uma ideia, em uma semana a ocupação subiu de 4,8% para 13,5%.

A Secretaria contabilizou até sexta-feira 14 mortes por coronavírus em Mato Grosso. Porém, duas mortes que pacientes que estavam com suspeita de covid-19 estão sendo investigadas, e podem integrar os novos boletins divulgados.

com o Jornal A Tribuna